Piracicaba tem segundo caso de raiva em morcego de 2021

14

Share:

Animal foi encontrado vivo no bairro Campestre. Prefeitura afirma que este ano já diagnosticou cerca de 100 morcegos.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou nesta sexta-feira (23) o segundo caso de raiva em morcego em Piracicaba (SP) este ano. De acordo com a prefeitura, o animal foi encontrado ainda vivo, no dia 15 deste mês, caído em uma chácara no bairro Campestre.

O animal foi identificado pelo CCZ como da família Vespertilionidade, sem identificação de espécie, que se alimenta de insetos.

O primeiro caso de raiva em morcego de 2021 em Piracicaba foi registrado no último dia 12 de fevereiro. O animal foi encontrado morto próximo à Escola Municipal José Antônio de Souza, no Parque Orlanda.

Somente este ano, destaca a prefeitura, o CCZ já recolheu e enviou para diagnóstico da raiva cerca de 100 morcegos.

A vacina antirrábica é gratuita e está disponível no Canil Municipal (CCZ), durante o ano todo, e não é preciso fazer agendamento para a imunização. Os moradores devem procurar o canil de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, e aos sábados das 9h às 11h e das 12h30 às 14h.

Casos em 2020

Segundo a prefeitura, no ano passado cerca de 300 animais foram recolhidos para análise e houve a confirmação de seis casos positivos para a doença.

Entre os morcegos encontrados com confirmação da doença, dois foram recolhidos também no Parque Orlanda, nas dependências da mesma escola, um no Jupiá, um no Centro, um no Pau D’Alhinho e um na Vila Independência.

Fonte: https://g1.globo.com/